sexta-feira, 3 de julho de 2015

Dica cultural: Flip 2015

A edição deste ano do evento começou nesta quarta-feira (1º de julho) e segue até domingo.


A Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip, é um exemplo de como a cultura pode impulsionar a economia de uma cidade e mudar a realidade local. Em menos de 15 anos, a Flip transformou a cidade balneário fluminense – conhecida pelo herança arquitetônica do período colonial – em sinônimo de evento literário badalado, sempre com a presença concorrida de grandes autores brasileiros e estrangeiros. 

Todo ano, a Flip elege um escritor brasileiro já falecido como homenageado. Em 2015, é a vez de Mario de Andrade. Pioneiro do movimento modernista brasileiro, Mário Raul de Moraes Andrade (1893-1945) foi poeta, escritor, crítico literário, musicólogo, folclorista e ensaísta. Entre suas obras mais conhecidas estão Pauliceia desvairada, Macunaíma e Lira paulistana. Para Paulo Werneck, curador da Flip 2015, Mário de Andrade é um autor para o Brasil do século 21, “Com vida e obra a serem redescobertas, rediscutidas, postas em debate.”

Entre os temas em debate nesta edição estão a poesia, sexo e erotismo na literatura, ciência, representações literárias da família e da vida afetiva, romance policial, questões de política internacional, literatura de viagem, música, arquitetura, políticas culturais e os rumos da sociedade brasileira.

A programação da Flip 2015 conta com 39 autores, sendo 16 convidados internacionais, entre eles, o cubano Leonardo Padura, queniano Ngũgĩ wa Thiong'o, o irlandês Colm Toíbín, a argentina Beatriz Sarlo e o inglês David Hare. Entre os brasileiros estão Reinaldo Moraes, José Ramos Tinhorão, Hermínio Bello de Carvalho, José Miguel Wisnik e Boris Fausto. Vedete da edição 2015, o italiano Roberto Saviano, autor de Gomorra, livro sobre a máfia italiana, de quem foi ameaçado de morte, cancelou sua participação.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Flip