Plataforma Fuzzy UERJ

APRESENTAÇÃO:

PLATAFORMA MULTIDISCIPLINAR FUZZY / UERJ



O desenvolvimento da teoria dos conjuntos Fuzzy é atribuída a Zadeh, engenheiro eletrônico e professor na Universidade da Califórnia - Berkeley (HEGENBERG, 1996), que a define como uma modelagem semelhante a da mente humana, tendo uma capacidade notável de lidar com informações incompletas, imprecisas, incertas e ambíguas. A lógica Fuzzy caracteriza-se por ser descritiva, tal qual uma tradução, onde o tradutor decodifica o que é dito em funções denominadas de pertinência, cuja operacionalidade é feita através de operadores lógicos. Esta feição contrapõe-se à lógica clássica de Aristóteles de exclusão (é ou não é), que tem característica de prescrição, normativa e racional. Neste paradigma, a negação é indispensável para a classificação, pois há sempre um assentimento e um dissentimento subjacente ao fato de um objeto pertencer (ou não) a determinada classe.
Acentua-se, com ênfase, a diferença que se estabelece entre o “se, então” do cálculo de proposição e o “se, então” inferencial, que autoriza asseverar certa conclusão com base em uma ou mais premissas. A partir das premissas, estabelece-se a inferência com o desejável rigor em sistemas formais. Um primeiro tipo de conhecimento, o knowledge of, na terminologia de Bertrand Russel, corresponde ao conhecer.
Sob a luz de inferências desse gênero, surgem as classes com suas propriedades e relações, gerando as generalizações pragmáticas ou grandes premissas, que retratam convicções amplas que permitem ajustes inteligentes com o meio ambiente.
A idéia principal proposta pela teoria Fuzzy é simples e natural, se não se é capaz de determinar os limites exatos da contingência de um elemento na classe, está definida de forma ambígua, faz-se necessário buscar uma escala que permita tomar a decisão sobre a sua pertinência, estimando-se funções que estão afeitas ao tema de possibilidade.
Zadeh (Fev/1992-Set/2017) foi um dos mais ilustres pensadores contemporâneos que quebrou as fronteiras do conhecimento com a introdução dos Conjuntos Fuzzy, da Lógica Fuzzy e da computação mais amigável no controle Fuzzy, assim tornou-se referência em livros de Filosofia e da história da Cibernética, Controle e Teoria de Sistemas. 
A ''Plataforma  Multidisciplinar   Fuzzy / UERJ" objetiva o reconhecimento de padrões segundo a metodologia Fuzzy preconizada de Lofti Zadeh que trata de uma semântica quantitativa.

PARCERIA 

         As coordenações da Plataforma e da Biblioteca CTC-A buscaram, através deste blog, convergir a produção acadêmica especializada em Lógica Fuzzy com a vocação inerente das bibliotecas universitárias em disseminar a informação científica em prol da formação acadêmica de excelência, onde conhecimento e espaço de informação configuram-se como um conjunto propício ao debate de propostas inovadoras e consequentemente a promoção do desenvolvimento científico. 

 Leia, aqui, a íntegra dos projetos:



   
Nutrição

Bolsista PIBIC
Título do Trabalho
Período
Monica Dutra Baptista Borges
Projeto Interdisciplinar de pesquisa (IME/UERJ-INU/UERJ-IMS/UERJ)
2002
Fellipe de Oliveira Pinto
1° Jornada científica do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada 2004 - IMPA 
2004
Fellipe de Oliveira Pinto
2° Jornada científica do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada 2004 - IMPA 
2005
Nathália dos Santos Costa
2006
Nathália dos Santos Costa
Semana de Iniciação Científica 2007 -   SR2/DCARH–PIBIC
2007
Daniel Radetic
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA 
2007
Daniel Radetic
Semana de Iniciação Científica 2008 -   SR2/DCARH–PIBIC
2008



Engenharia de Tráfego

Bolsista PIBIC
Título do Trabalho
Período
Thássia Hebeca da Costa
Semana de Iniciação Científica 2009 -   SR2/DCARH–PIBIC
2008
Bruna Constante
Semana de Iniciação Científica 2010 -   SR2/DCARH–PIBIC
2010
Anna Beatriz Espíndola de Oliveira
Semana de Iniciação Científica 2010 -   SR2/DCARH–PIBIC
2010
André Luiz Araújo de Souza
Semana de Iniciação Científica 2012 -   SR2/DCARH–PIBIC
2012
Tadeu Vianna Berenger,
Semana de Iniciação Científica 2013 -   SR2/DCARH–PIBIC
2013
Vinícius Petrutes de Souza
Semana de Iniciação Científica 2014 -   SR2/DCARH–PIBIC
2014
Lucas Corrêa dos Santos
Semana de Iniciação Científica 2015 -   SR2/DCARH–PIBIC
2015
Gabriel Leandro Antunes
Semana de Iniciação Científica 2017 -   SR2/DCARH–PIBIC
2017
Pedro Ricardo da Silva Goethen
Semana de Iniciação Científica 2018 -   SR2/DCARH–PIBIC
2018