sexta-feira, 12 de junho de 2015

Dica cultural: Exposição "Tatuagens Urbanas e o Imaginário Carioca"

Exposição  mostra a história das pedras portuguesas que decoram as calçadas do Rio
Fernando Frazão/Agencia Brasil

Por Paulo Virgilio – Repórter da Agência Brasil

Reconhecidas internacionalmente como uma das marcas da cidade, as calçadas do Rio de Janeiro são o tema da exposição Tatuagens Urbanas e o Imaginário Carioca, inaugurada para convidados na noite de ontem(11), no Museu Histórico Nacional. Promovida pela prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, a mostra faz parte do calendário das celebrações pelos 450 anos da cidade e será aberta para o público hoje (12), ficando em cartaz até o dia 1º de agosto.

O Rio de Janeiro tem 1 milhão e 218 mil metros quadrados (m2) de calçamento em pedras portuguesas, o que constitui uma das maiores heranças em todo o mundo da arte de fazer calçadas desenhadas com mosaicos de calcário. A tradição foi iniciada com os portugueses, que levaram a técnica a todos os países por eles colonizados e a grandes cidades europeias.

O calçadão da Praia de Copacabana, imagem mundialmente famosa, e o canteiro central da orla do bairro, projetado pelo paisagista e arquiteto Roberto Burle Marx, são os exemplos mais emblemáticos das calçadas da cidade. São ícones presentes na exposição, juntamente com fotos de outros exemplos marcantes que ilustram as várias formas de compor as pedras para uma calçada.


Tatuagens Urbanas e o Imaginário Carioca pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h às 17h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h. Os ingressos custam R$ 8, mas aos domingos a entrada é franca. O Museu Histórico Nacional fica na Praça Marechal Âncora, próximo à Praça XV, no centro do Rio.

Fonte: Agencia Brasil