segunda-feira, 19 de maio de 2014

A Copa do Mundo da vida acadêmica...


Com o tal do grande evento da Copa do Mundo batendo à nossa porta, fui obrigada a tentar entender um pouco mais como funciona a estrutura deste campeonato e olhar um pouco (mas não muito) mais para o futebol. Essa minha inserção no assunto era mais ligada à forma de organização da competição em si, dadas as últimas notícias referentes às eliminatórias e os países que “carimbaram o passaporte para o Brasil”.

Assim, perguntando aos meus colegas entendidos do assunto, e ainda juntando com as informações que pude buscar nos meios de comunicação relacionados ao assunto, foi impossível não traçar um paralelo entre a disputa para chegar ao grande título de campeão do mundo e a vida acadêmica. Então, sem mais delongas, vamos às minhas comparações.

ELIMINATÓRIAS

Ocorrem a cada quatro anos e são o passaporte para o grande campeonato. Ora essa, estamos falando da graduação! São (no mínimo) quatro anos nesta preparação, e as suas possibilidades no futuro vão depender de o que (e como) você produziu nesse tempo. Se você for tiver bons resultados durante estes quatro anos, será bem sucedido nas seleções de pós-graduação e terá o seu “passaporte carimbado” para um bom curso de pós-graduação (teoricamente).