quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais, para Turma 2013, da ENCE!

O Curso de Mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi criado em 1998, dispondo atualmente de um corpo docente de professores, todos com título de doutor, advindos de renomadas universidades no país e no exterior, com formações e trajetórias acadêmico-profissionais variadas e complementares. O curso se insere na grande área de Ciências Sociais Aplicadas da CAPES, dentro da área específica de Planejamento Urbano e Regional / Demografia. Desde sua criação, vem recebendo nota quatro no sistema de avaliação da CAPES.
O Mestrado tem como objetivo a formação de pessoal qualificado para atividades de pesquisa, docência e de profissionais que possam desenvolver abordagens teóricas, métodos e práticas para a produção, análise, interpretação, preservação e disseminação de estatísticas e informações que ampliem o conhecimento da realidade demográfica, econômica, social, territorial e ambiental do país.
O perfil do mestre formado pela ENCE é de um profissional capaz de compreender e sistematizar questões sociais relevantes; utilizar métodos apropriados para obtenção, tratamento e análise de informações; e contribuir para o planejamento de políticas, a tomada de decisões na esfera pública e na iniciativa privada, e o avanço da cidadania.
Duas características garantem a especificidade do Mestrado: a primeira é o esforço de articulação entre diferentes cortes disciplinares e enfoques metodológicos, em sua concepção e prática de pesquisa social; a segunda é a vinculação direta ao IBGE, o que garante uma formação acadêmica integrada com a prática de produção e análise das estatísticas públicas. Até o final de 2011 foram defendidas 246 dissertações de mestrado.
O Mestrado está estruturado em torno de quatro Linhas de Pesquisa que direcionam os projetos de pesquisa e as dissertações, as quais estão especificadas a seguir.

LINHAS DE PESQUISA:

- Dinâmica Populacional, Condições de Vida e Políticas Públicas;
- Metodologia Estatística para Censos, Pesquisas Amostrais e Registros Administrativos;
- Sistemas de Informação Estatística e Geográfica;
- Sociedade, Economia e Território no Brasil Contemporâneo.

Acesse a página da ENCE para maiores detalhes.