terça-feira, 25 de setembro de 2018

Semana do Surdo👂



Resultado de imagem para dia mundial do surdo
SINAL DE "Libras"

SINAL: BEM -VINDOS
RYBENINHA
O dia 26/09 é considerado o dia Nacional do Surdo e o dia 30 é o dia Mundial. O mês de Setembro como um todo é para a comunidade chamado de Setembro Azul (incluindo datas como o Congresso de Milão de 1880 onde foi proibido o uso de línguas de sinais no mundo) usado para celebrar a comunidade surda e pensarmos mais sobre a inclusão dos surdos na sociedade.

No Brasil, o dia foi escolhido por ser a data de fundação do INES – Instituto Nacional de Educação de Surdos, em 1857. Durante todo o Setembro Azul, a comunidade surda se encontra em eventos e congressos. A principal pauta é a educação dos surdos e a criação de Escolas Bilíngues para o ensino da Libras.

A cor azul foi escolhida pois, durante a II Guerra Mundial, como os judeus que eram marcados com uma estrela de Davi em suas roupas, todas as pessoas que possuíssem algum tipo de deficiência, deveriam levar no braço uma faixa azul, para serem facilmente identificados pelos nazistas – e isso também se estendia aos surdos. Uma herança triste, mas que dá força à luta dos surdos em todo o mundo e virou  símbolo do movimento em 1999 com Dr. Paddy Ladd (surdo) usando pela primeira vez a fita de cor azul, no XIII Congresso Mundial da Federação Mundial de Surdos, na Austrália, com a Cerimônia da Fita Azul (Blue Ribbon Ceremony), em lembrança dos surdos que foram vítimas da opressão. 


Hoje em dia, as coisas se tornam mais fáceis com o avanço da tecnologia e muitas coisas tem sido feitas para aproximar e incluir. É o caso do Aplicativo Handtalk por exemplo que faz traduções da língua oral brasileira para LIBRAS e gratuitamente. 

Abaixo, dois modelos do alfabeto manual e dos números.

Imagem relacionada

                                 
Coisas que você deveria, mas  provavelmente não sabe sobre a comunidade surda:


  • Libras é uma língua e não uma linguagem com estrutura e regras próprias e não um monte de gestos que explicam o português.
  • Libras é a língua de sinais brasileira, o que significa que não é universal. Cada país possui sua própria linguagem de sinais.
  • Nem todas as pessoas que possuem deficiência auditiva são chamados de surdos e nem todo surdo se identifica como deficiente auditivo. Entretanto, o termo surdo é o mais aceitado, sobretudo á aqueles que já nasceram nesta condição.
  • De acordo com a WFD (Federação Mundial dos Surdos, na sigla em inglês), 80% dos surdos de todo o mundo têm baixa escolaridade e problemas de alfabetização. E no Brasil a situação não é diferente, já que a grande maioria dos surdos não tem uma boa compreensão do português, ou seja, não entendem ou têm dificuldades para ler e escrever. Por conta disso isso, eles dependem exclusivamente da língua de sinais para se comunicar e obter informação. A dificuldade de aprendizado da língua portuguesa escrita pode estar ligada a diversos fatores, como a impossibilidade de aprender através da fonética e som, a aquisição de linguagem tardia, ou mesmo, a diferença da estrutura gramatical da Libras e do português.
  • Apenas 2% dos sites brasileiros estão acessíveis em Libras.
  • Em janeiro desse ano entrou em vigor a Lei Brasileira de Inclusão (LBI). A lei promove mudanças significativas em diversas áreas como educação, saúde, mobilidade, trabalho, moradia e cultura. Uma das conquistas importantes é do acesso a informação, agora que os sites precisam estar acessíveis. Além disso, também é exigido que os serviços de empresas ou órgãos públicos ofereçam acessibilidade para as pessoas com deficiência.
  • Nem todo surdo sabe ler lábios e uma grade parte não sabe ler nem transcrever a língua oral. 
Texto adaptado de Mãos em movimento e handtalk blog.


EVENTOS

O CCBB irá oferecer essa semana visitas guidadas especiais. Mais informações clique Aqui

O Museu de Arte do Rio também oferecerá visitas guiadas e programação especial. Mais informações clique Aqui

#DiadoSurdo #ComunidadeSurda #LIBRAS