sexta-feira, 24 de julho de 2015

Brasileiro assume pela 1ª vez órgão mundial de estatística

Fonte: Foto do YouTube

Um carioca de Bangu será o primeiro brasileiro a assumir a presidência do Instituto Internacional de Estatística (ISI, na sigla em inglês), uma entidade secular comandada principalmente por profissionais de países ricos. Pedro Luis do Nascimento Silva tomará posse ao fim do congresso mundial do ISI, que vai deste domingo até a próxima sexta-feira, no Rio. Ficará na função até 2017. De lá vai acompanhar o 80º aniversário do IBGE, ano que vem.

Será mais uma coincidência a ligar os caminhos do pesquisador e acadêmico aos do órgão oficial de estatísticas do Brasil. A primeira delas, nos anos 1970, mudou para sempre a vida do menino, que se tornou o mais importante especialista do país na área de amostragem. Há digitais de Pedrão, como é chamado pelos colegas, no censo, nas pesquisas econômicas e na Pnad Contínua, caçula das investigações sobre o mercado de trabalho.

Mais velho dos três filhos de um comerciante e de uma dona de casa, Pedro Luis tomou gosto pela matemática pela via do trabalho infantil. O pai, dono de uma mercearia, tinha por hábito vender fiado à vizinhança. Quem passou a administrar somas e subtrações foi o primogênito.

— Sempre tive inclinação para a matemática, mas houve essa experiência prática aguda. Ninguém que ia para a loja ficava à toa: limpava, arrumava, fazia entregas. Eu somava as contas. Aquilo foi uma escola — lembra, aos 55 anos, o hoje PhD em Estatística pela University of Southampton, da Inglaterra.

Continuar lendo...

Fonte: ORMNEWS com informações de O Globo.