sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Guardiões das florestas

As quebradeiras de babaçu são estrelas de um dos filmes, que mostra a luta
dessas mulheres para ter o direito de extrair os coquinhos na Amazônia.
(Foto: reprodução)

Durante a Cúpula do Clima da ONU, realizada na semana passada em Nova Iorque (EUA), muito se falou sobre o papel dos indígenas e das comunidades tradicionais na proteção das matas. Esses grupos estavam lá pedindo por mais voz nas discussões climáticas e fazendo pressão para serem reconhecidos como guardiões das florestas. Mas o que vem sendo feito na prática por eles?

A pergunta é respondida na série de minidocumentários ‘If not us, then who?’ (Se não nós, então quem?, em tradução livre), lançada durante o encontro do clima pela produtora Handcrafted Films. Disponíveis na internet, os vídeos trazem histórias de comunidades que lutam pela defesa de suas terras e pela sobrevivência sustentável nas florestas ao redor do mundo, em países como Brasil, Peru, Nicarágua, Filipinas e Indonésia.

Estão representadas nos filmes as brasileiras quebradeiras de babaçu do Vale do Parnaíba, na região do Tocantins e Araguaia. O grupo de mulheres conseguiu aprovar a Lei do Babaçu Livre em 17 municípios no norte do país, garantindo aos coletores de babaçu o direito da extração dos coquinhos mesmo em terras que não são sua propriedade.


Fonte: Ciência Hoje On-line