sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Chamada contra o aquecimento

Líderes mundiais se reunirão na ONU, em Nova Iorque, com o intuito de
catalisar as discussões sobre o clima. Na mesma semana, a entidade recebe sua
 Assembleia Geral e a Conferência Mundial dos Povos Indígenas.
Foto: Zé Carlos Barreta/ Flickr – CC BY 2.0


Por Sofia Moutinho (Ciência Hoje On-line)

A concentração de dióxido de carbono na atmosfera terrestre alcançou valores recordes em 2013, segundo relatório recente da Organização Meteorológica Mundial. O aumento de emissões de gases-estufa ameaça o cumprimento da meta da Organização das Nações Unidas (ONU) de conter o aquecimento global em pelo menos 2 ºC até 2100. Nesse cenário, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, convocou os países-membros da entidade, o setor privado e a sociedade civil a participar da Cúpula do Clima em Nova Iorque (EUA) no dia 23 de setembro.

O evento não faz parte do processo de negociação da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudanças Climáticas, mas é uma tentativa de engajar os líderes mundiais na agenda do clima. A proposta é que o encontro seja um espaço para “trocar experiências e catalisar ações.”

A Cúpula do Clima será a primeira ocasião, depois da conferência de Copenhague, em 2009, em que tantos líderes mundiais se reunirão para discutir a questão. Até o momento, foram confirmadas as presenças de 150 chefes de Estado, entre eles, Barack Obama, presidente dos Estados Unidos – segundo maior emissor de gases-estufa do planeta, atrás apenas da China.A expectativa da ONU é que os governantes façam anúncios de medidas concretas para reduzir emissões e se mobilizem politicamente para assegurar um acordo climático em 2015, na próxima Conferência do Clima, em Paris. Desde a assinatura do não cumprido Protocolo de Quioto, em 1997, o mundo espera por um novo pacto global.

Na pauta da reunião está a discussão sobre temas como energia sustentável, poluição atmosférica, cidades e transportes, desmatamento de florestas, agricultura e financiamento climático. O encontro vai durar apenas um dia, ao final do qual será lançado um documento com o resumo do que foi debatido, proposições de medidas e compromissos firmados. 

Leia mais...

Fonte: Ciência Hoje On-line