sexta-feira, 21 de março de 2014

A internet é muito mais que uma rede de computadores

Por Carlos Castilho

O debate político e a cobertura da imprensa sobre a votação do Marco Civil da Internet não tocaram nas consequências mais importantes da expansão mundial da rede de computadores e que afetam diretamente a cada um de nós. A internet e sua interface visual – a Web – já estão conformando a sociedade do futuro ao surgirem como alternativa para grandes dilemas atuais, como a degradação do meio ambiente, o caos urbano e o agravamento das disparidades sociais em escala planetária.

A discussão travada aqui no Brasil se limitou a aspectos técnicos e estratégias comerciais, sem levar em conta que a internet vai permitir a descentralização econômica e populacional do país ao viabilizar empregos e empresas em regiões que hoje estão marginalizadas, mas que oferecem excelente qualidade de vida.

É cada vez maior o número de brasileiros que abandonam as grandes cidades castigadas pela lista infindável de problemas que hoje formam a pauta jornalística dos grandes jornais, revistas e emissoras de televisão do país. Esses brasileiros buscam cidades no interior porque a internet viabiliza a atividade econômica em regiões periféricas, coisa que antes era impossível porque as comunicações eram analógicas e de alto custo.


Fonte: Observatório da Imprensa