segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Alunos da Uerj criam aplicativo para passageiros da SuperVia

Protótipo criado por estudantes de Ciência da Computação poderá informar horários de saída dos trens e tempo de viagem por meio do celular


RIO - Imagine chegar numa das estações de trem da SuperVia e, por meio do celular, informar o seu destino e receber como resposta o horário de saída do trem, a plataforma de embarque e o tempo de duração da viagem. Se depender de uma dupla de estudantes de Ciências da Computação da Uerj, isso poderá virar realidade. Como trabalho de conclusão de curso, Ana Claudia Barros e Jaime Diego Joaquim estão finalizando o protótipo do aplicativo “EasyTrain”, que promete todos esses recursos.

Os colegas receberam o desfio do próprio orientador, o professor Alexandre Rojas. Ele é especialista em sistema de inteligência em transporte e propôs a pesquisa ao identificar os problemas vivenciados pelos usuários deste serviço. Além de sua utilidade diária, a ferramenta faria toda a diferença em episódios como o do último dia 22, em que um trem descarrilou e o sistema ferroviário ficou paralisado por 13 horas.

- Nestes casos, percebemos que pior que a falta de trem é a desinformação dos passageiros. Com o aplicativo, as pessoas poderiam ser notificadas imediatamente sobre o problema e buscar transportes alternativos - afirma Ana Claudia.


Fonte: O Globo