terça-feira, 13 de agosto de 2013

O verdadeiro bicho-papão


Quem tem medo da matemática? Muitos de nós formamos desde muito cedo a ideia de que a matemática é difícil, complicada e fazemos de tudo para livrar-nos dela, seja desligando atenção na aula ou abandonando a escola, seja escolhendo profissões das quais a matemática não faça parte. No entanto, como sociedade, qualquer discussão séria sobre a qualidade da educação no país não pode se furtar a examinar o impacto dessa aversão à matemática que acaba sendo o verdadeiro destruidor de sonhos e o "grande bicho-papão" da maioria das crianças e jovens no Brasil.

Segundo o MEC, apenas 42% dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental dominam operações simples como adição e subtração. A recém-publicada Prova ABC mostrou que 70,8% das crianças de oito anos no país não têm aprendizado suficiente em matemática. No Ensino Médio, como mostra a Prova Brasil, 90% dos alunos terminam sem saber a matemática que deveriam. No Pisa, a matemática é a disciplina na qual o Brasil está pior (57º lugar no Pisa de 2009). Institutos e ONGs comprometidas com a melhoria da educação no país falam em "crise no ensino da matemática no país" e clamam por intervenções que atuem nos primeiros anos de educação.

Leia o artigo completo no Jornal da Ciência.

*Artigo de Flavio Comim publicado anteriormente no Zero Hora. Segundo o autor, se nossas crianças não gostarem de matemática desde pequenas, não gostarão depois de grandes.