segunda-feira, 22 de julho de 2013

O mito de Galileu desconstruído

Quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Roberto de Andrade Martins

Com fundamento histórico e abordagem adequada, informações distorcidas podem deixar de ser transmitidas em sala de aula

Todos já ouviram falar a respeito da maçã que caiu sobre a cabeça de Newton, de Arquimedes correndo nu pelas ruas de Siracusa e outras anedotas históricas. Os professores de ciências costumam utilizar episódios desse tipo para despertar a atenção e a curiosidade dos seus alunos. No entanto, trata-se de simples mitos, que passam aos estudantes uma visão completamente equivocada sobre o que é a ciência e como ela é criada. É preciso reverter essa situação.

Vamos abordar um exemplo simples de mito. Podemos encontrar, na internet e em livros didáticos, afirmações como esta: “Galileu inventou o telescópio em 1609 e, observando com esse instrumento a Lua e os planetas, provou que a Terra gira em torno do Sol.” Há várias ideias erradas nessa frase. Em primeiro lugar, Galileu não inventou o telescópio. Em segundo lugar, ele não provou que a Terra gira em torno do Sol – nem usando esse instrumento, nem de qualquer outro modo.

Apresentaremos uma versão mais adequada dessa história e, em seguida, iremos mostrar que essa afirmação usada como exemplo passa uma visão errônea sobre a natureza da ciência e da pesquisa.

Fonte: Leia o artigo em História da Ciência ONLINE

Roberto de Andrade Martins é professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e autor de O universo: teorias sobre sua origem e evolução (Moderna, 1994).