terça-feira, 25 de junho de 2013

Equação tenta prever futuro das cidades (O Globo Amanhã [Online], terça-feira 25.6.2013)

"RIO - Toda cidade é uma estrela. E, quanto maior fica, mais forte brilha. Pode parecer poesia, mas é física e matemática. Quem faz as contas é o físico português Luis Bettencourt, do Instituto Santa Fé, no Novo México, Estados Unidos, ao formular equações que se propõem a explicar espaços urbanos, um desafio ao território dominado pelas ciências humanas. Os modelos matemáticos tentam medir principalmente as interações sociais, a infraestrutura dentro das cidades e seus custos, com o objetivo de planejar políticas públicas que incentivem a cidade a cumprir sua função de promover encontros diversos.Segundo o estudo, as cidades seriam reatores sociais, que produziriam crescimento econômico, inovações e, é claro, movimentos sociais capazes de transformar uma sociedade. Os cálculos apresentados mostram que, assim como uma estrela, quanto maior a cidade, mais rica e, talvez, mais desenvolvida. Ou mais politizada."



Reprodução digital das ilustrações da matéria, formato impresso,
 não disponíveis na versão online.

Leia a matéria completa de Manuela Andreoni em http://oglobo.globo.com/amanha/equacao-tenta-prever-futuro-das-cidades-8805990#ixzz2XHLhLoYk
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.