sexta-feira, 12 de abril de 2013

Textos sobre Matemática: sugestão de leitura.



Nosso Prof. Carlos Antônio de Moura, do IME/UERJ, sugeriu a leitura de dois textos "instigantes" sobre o universo da Matemática.

Utilization of Technology for Mathematical Talks. An Alarming Situation
[Utilização de Tecnologia para palestrantes Matemáticos. Uma situação alarmante]
Por: V. V. Peller.

"Acredito que todos os matemáticos concordam que nos últimos dez anos, a percentagem de palestras matemáticas dadas por meio de uma apresentação de computador saltou e ainda está crescendo. Acho esta situação alarmante. Eu tenho uma forte opinião de que esta tendência leva a uma degradação da qualidade de palestras e desacredita a idéia de conversações matemáticas.
Infelizmente, não é raro que os organizadores de conferências matemáticas escrevem para os participantes para incentivá-los a fazer uma apresentação de computador ou, pior ainda, eles informam em alto-falantes que não haverá quadros negros para serem utilizados. Em muitas ocasiões, pedi aos organizadores para que  eles não fornecessem quadros negros. Eles sempre responderam que a conferência seria realizada em um hotel (ou outro lugar), que não tem quadros. Eu não acho essa explicação satisfatória. Eu acredito fortemente que se eles querem organizar uma conferência, é responsabilidade deles forneceemr quadros negros. Nenhuma desculpa é aceitável. Aliás, há vinte anos atrás a maioria das conferências foram realizadas em universidades, enquanto que atualmente é mais comum a organização de conferências em hotéis." (Nossa tradução dos dois parágrafos iniciais - Texto original em inglês).


Is It Too Late to Learn Mathematics? Minority and Nontraditional Students Show There Is a Second Chance.
[É tarde demais para aprender matemática? Minoria e estudantes não tradicionais mostram que há uma segunda chance]
Por: Estela A. Gavosto


"O comentário típico quando alguém descobre que você é um matemático é "Eu era horrível em matemática" (o mais comum) ou "Eu gostaria de ter aprendido mais matemática." Para muitos pode não ser tarde demais.
Todos os alunos começam a aprender a matemática em uma idade precoce e normalmente tem êxito aqueles que complementam de forma intensiva sua educação matemática formal, enquanto jovens. A matemática é a ciência que comumente está mais sujeita a acelerar durante os K-12 anos (período equivalente ao ensino primário e secundário no Brasil) e os alunos que são talentosos em matemática avançam rapidamente em um ambiente intelectualmente estimulante. A crença comum é que aqueles que têm talento matemático vão ser notados no início de suas vidas, e eles serão devidamente rastreados. Estudos internacionais, no entanto, mostram que, em outros países um percentual maior de estudantes do que nos Estados Unidos é identificado como matematicamente talentoso. Isto é, existe potencialmente, um segmento maior da população dos EUA com talento matemático do que a que temos atualmente identificado e treinado." (Nossa tradução dos dois parágrafos iniciais - Texto original em inglês).



Leia o texto na íntegra na página da American Mathematical Society.

Boa leitura!